Jornal Kol Anusim
A VOZ DOS ANUSIM
Ano 1 •  Edição 001    •   Atualizado quinzenalmente  •   última atualização 12 Novembro 2005  

Interesse Geral

Judaísmo On-Line
Kotel Ao Vivo

Temperatura

Geneologia
Brasões
Cultura
História
Begin Downloading

Religião

Parashot
Haftarah
Perguntas/Respostas
Músicas Judaicas
Festas Judaicas
Calendário
Bnei Anusim
Begin Downloading

Cursos

Curso de Hebraico
Inglês
Begin Downloading

Curiosidades

Kahal Zur K. Israel
Descendentes de Judeus
Turismo - Vanina
Judeus no Brasil
Begin Downloading

Esportes

Atletas
Futebol
Krav Maga
Begin Downloading

  Geral

Holocausto
Inquisição
Revista

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sala de Bate Papo
Kol Anusim
 

Notícias do Mundo Judaico

Especial - Entrevista

O Rabino Elisha Salas é representante da Shavei Israel em Portugal, esta Organização procura ajudar os "judeus perdidos" ou Anusim a resgatar as suas raízes e é supervisionada permanentemente pelo Rabinato Superior de Israel. Formado pela Yeshivá de Jerusalém o Rabino Elisha Salas tem tido um papel preponderante em Portugal particularmente na Comunidade do Porto.

>> Clique aqui para entrevista                    

Mundo Judaico

Foi lançado o e-book (livro digital) “5766 Anos de Piadas Judaicas”, de autoria de Davi Castiel Menda. São 137 piadas e historinhas em 156 páginas com ilustrações, além de um glossário no final. A vantagem do livro digital é a possibilidade de permitir a leitura no próprio computador ou, se o leitor preferir, imprimir em sua casa. Informações pelo e-mail: piadas.judaicas@terra.com.br


O marido da herdeira da maior fortuna de Israel e da 84ª maior do mundo foi condenado a seis meses de prisão, acusado de ter abusado sexualmente duas mulheres. O empresário Ofer Glazer foi condenado a seis meses de prisão, sem direito à apelação, e ao pagamento de multas. “A mensagem do tribunal é que tais crimes são injustificáveis", disse o juiz ao ler o veredicto.


 

 

Polêmica

Isaac Nissan Cohen
Quero informar que suspendi minha assinatura do Jornal do Brasil em protesto contra os artigos anti-semitas dos Srs. Fausto Wolf e Nataniel Gebão.

Google

El doctor de Nazi vive en España

Aribert Heim, de 91 años, del miembro del Nazi y del partido responsable para los experimentos crueles que habían matado a mil de presos durante la segunda guerra mundial I se ha buscado para las autoridades del policía.

Sabido como el "doctor de la muerte", él fue situado en España. La limpia que confirmó que todavía no la obtuvo retiene ni identificó el sospechoso, pero sabe que los millares de Euros habían sido transferidos de Alemania para el pariente de su familia a las localizaciones desconocidas en España.

 
España se conoce como el lugar en donde mucho Nazis si el refugio tomado tenido al escaparse limpia el Efraim dicho internacional Zuroff, director del Simon de centro Wiesenthal en Israel, que misión principal es traer a la justicia el Nazis que se había escapado.
 
Heim puesto que el final de la guerra obtenida para prevenir para ser retenido. Durante la guerra ganó el apodo del doctor de la muerte al torturar a los presos en Buchanwald y Mauthausen. Costumava a funcionar sin anestesia y a injectar los presos con la gasolina para observar cuánto obtuvieron para resistir el veneno antes de perder.

 


Judaísmo no Brasil

por Tânia Kaufman

Gostaria de iniciar meus comentários nesse espaço, introduzindo algumas questões relevantes para as bases de uma Etnologia Judaica no Brasil. Considerando que a história das colonizações européias é contada sob diferentes pontos de vista, e que a colonização portuguesa teve formas específicas de atuação na constituição da América Portuguesa, e que dessa mobilização resultou a vinda dos judeus para o Brasil, pergunta-se:

u Até que ponto, a integração de judeus em novas sociedades, sempre apoiada no sistema de adequação intercultural, foi consistente em Pernambuco, de modo a permanecer na memória cultural da população nordestina, mesmo que de forma atávica ou silenciada?

u Qual teria sido o papel dos cristãos-novos e dos cripto-judeus ou dos marranos e dos judeus sefaradim e/ou ashkenazim na dinâmica sócio-cultural histórica e geopolítica brasileira?

u Qual o sentido das diásporas judaicas, da Europa para o Brasil no século XVI e mais tarde, no século XX, e como os judeus criaram um lastro de vida judaica em Pernambuco, cujos resíduos culturais preservados, inclusive, na reserva mental dos judeus durante a Inquisição, permitiram se fazer presentes até os dias atuais?

u Houve, em algum momento da história dos judeus em Pernambuco ou mesmo no Brasil, a idéia de ruptura com o controle de sua própria história?

>> Veja mais...

 

      

 

 

Copyright Jornal kol Ausim. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da edição do Jornal kol Ausim.